06/05/2022

CÂMARA APROVA OBRIGATORIEDADE DO TESTE DO CORAÇÃOZINHO

A Câmara aprovou, na sessão desta quinta (28/04), projeto de lei que torna obrigatório o teste de oximetria de pulso, mais conhecido como Teste do Coraçãozinho. A autoria do projeto, aprovado por unanimidade em segunda discussão, é da vereadora Telma de Souza (PT).

O projeto de lei segue, agora, para a sanção do Executivo para que se torne lei. Pelo texto aprovado, o Teste do Coraçãozinho será obrigatório nas primeiras 24 horas de vida em todos os recém-nascidos nas redes pública e privada de Santos.

“O Teste pode salvar vidas”, ressalta Telma de Souza, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Santos. Ao justificar o seu projeto de lei, a vereadora explicou que muitos óbitos de recém-nascidos poderiam ser evitados caso problemas cardíacos congênitos fossem identificados precocemente. “Com o Teste do Coraçãozinho, que identifica a saturação dos bebês a partir dos níveis de oxigênio, pode-se fazer os encaminhamentos necessários com rapidez”

 De baixo custo, o teste utiliza um aparelho chamado oxímetro, não é invasivo e é indolor. Pode ser realizado por profissional de Enfermagem, que mede os níveis de oxigênio primeiramente na mão direita e, depois, em um dos pés do recém-nascido. Se a saturação estiver abaixo de 95%, a criança não poderá receber alta e ficará em observação e passará por exames prescritos pelo médico para diagnosticar, ou não, cardiopatias.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais